Tecnologia na logística: como otimizar seus processos de forma simples, ágil e flexível?

Tecnologia na logística

A tecnologia na logística ganhou destaque nos últimos anos devido ao crescimento dos serviços de entrega. Com o isolamento devido a pandemia, esse serviço se tornou indispensável para os consumidores.

Segundo o portal de notícias Terra, a startup Eu Entrego informou que o volume de cadastros na plataforma cresceu 84,1% em 2020

O impacto da tecnologia na logística é grande. A tendência é que esse modelo de serviço avance ainda mais, com uma dinâmica constante, promovendo as empresas para o sucesso.

Dessa forma, várias soluções tecnológicas são elaboradas, buscando automatizar os processos e, consequentemente, melhorar a qualidade do trabalho e dos colaboradores.

Com este conteúdo, você vai entender quais são os benefícios da aplicação da tecnologia na logística, conhecendo as principais soluções para aprimorar a sua gestão. 

Confira!

O avanço da tecnologia na logística

Atualmente, o auxílio de recursos tecnológicos estão presentes na maioria dos setores corporativos, com o intuito de otimizar e facilitar a execução das tarefas.

Na logística não é diferente, os processos também estão sendo impactados pela transformação digital. Portanto, se você deseja aprimorar sua operação logística, deve se manter atualizado e ficar atento às tendências do setor.

Afinal, essa é uma das áreas mais estratégicas dos negócios e é comum que se busque sempre alternativas para otimizar as atividades. Essa também é uma forma de ganhar destaque frente à concorrência

O avanço da tecnologia na logística traz softwares e ferramentas para auxiliar a gestão da operação, auxiliando nas estratégias e na análise de dados e estatísticas. Assim, é possível conseguir uma visão mais ampla dos processos, tornando a sua gestão mais eficiente e econômica.

 

Logística 4.0

As novas tecnologias surgiram para tornar os processos mais ágeis e eficientes, tanto para as empresas quanto para os clientes. 

A logística 4.0 é uma evolução da gestão de transportes e uma das principais tendências do momento. O foco é construir processos mais assertivos para a área de logística e, ao mesmo tempo, desenvolver a empresa como um todo. 

Nós sabemos que a tecnologia na logística precisa se aperfeiçoar sempre, isso vale para os softwares que já citamos acima. O conceito 4.0 está ligado ao alto nível de automatização dos processos e na agilidade no compartilhamento de informações.

Um software pode indicar a ordem de tarefas a serem realizadas, por exemplo: é possível orientar a acomodação da carga no caminhão e sua ordem de entrega.. A automatização das atividades diminui os erros, tornando o trabalho mais seguro para a equipe. Além de reduzir custos operacionais de forma considerável.

Com o aumento das vendas online, a entrega de um produto se tornou um diferencial competitivo. Os clientes estão cada vez mais exigentes e é preciso se adequar às novas exigências do mercado. 

 

Quais os benefícios da tecnologia na logística?

Na logística é importante entregar o produto correto de maneira ágil e, se possível, gerando um baixo custo, não é mesmo? 

A tecnologia é aplicada justamente para alcançar esse objetivo. Ou seja, tornar os processos menos confusos e mais eficientes. Dessa maneira, é possível melhorar a comunicação entre os setores e os alcançar resultados positivos.

Antigamente, alguns processos logísticos precisavam ser feitos de maneira manual. Com as inovações, começamos a abandonar os cadernos e a contar com sistemas integrados e habilidosos

Além disso, existem outras vantagens da tecnologia na logística. Como: 

  • Melhoria do planejamento — O acesso às informações é fundamental para criar um planejamento mais assertivo. Isso influencia na sua tomada de decisão e te ajuda a definir a melhor estratégia;
  • Redução de custos e falhas — Com processos manuais há um grande risco de falhas, já a automação identifica todos os erros com agilidade. Com mais acertos, você garante mais lucro;
  • Agilidade nos processos e nas entregas — A tecnologia proporciona a redução do tempo gasto para a execução das tarefas. Além de disponibilizar grande volume de dados que gera informações rápidas e confiáveis para tomar decisões;
  • Satisfação do cliente — Uma vez que a qualidade e rapidez dos processos são aperfeiçoadas, o resultado final vai agradar muito mais o cliente.

Quais as principais soluções tecnológicas para a logística?

Como já citamos, os consumidores estão ainda mais exigentes. Portanto, torna-se indispensável garantir agilidade, qualidade e praticidade no processo. 

O mercado também fica mais competitivo e um atraso na entrega, por exemplo, pode ser motivo de perder clientes, impedindo a fidelização. É fundamental que você esteja por dentro das novidades e à frente dos seus concorrentes

Aqui, listamos algumas soluções de tecnologia na logística para você conhecer, e quem sabe, já aplicar no seu negócio. 

 

Sistemas WMS —  Warehouse Management Systems

O WMS é um sistema de gestão que controla todas as etapas dos processos de guarda de suas mercadorias.

Na verdade, vai muito além disso: através dele, recebimento, armazenagem, separação e expedição são rigorosamente monitorados, oferecendo maior precisão ao inventário, controle de localizações mais eficiente, processamentos automáticos de pedidos, além, é claro, da redução de custos decorrente da maior eficiência e redução de desperdícios.

 

Sistemas TMS —  Transportation Management System

O TMS é um software que visa ao alcance da excelência em todo o processo de distribuição, gerindo toda a operação e gestão de transportes de forma integrada.

O sistema é composto de diversas funcionalidades, que podem ser utilizadas de acordo com suas necessidades.

Assim, ferramentas comercializadas no modelo SaaS (software como serviço) garantem o baixo investimento de capital, com seu custo tratado como OPEX.o.

 

Tracking de Entrega e Coletas

O tracking de entrega e coletas é um diferencial na qualidade dos serviços das empresas. Com ele é possível fazer um acompanhamento em tempo real do status de pedido dos clientes. 

Os colaboradores conseguem otimizar a solução de problemas, visualizando todas as informações em um só lugar. Assim, também é possível focar em outras atividades e dedicar mais tempo a aprimorar a qualidade do seu produto/serviço.

 

Algoritmo de Planejamento (Roteirização)

Não importa se a empresa é de pequeno ou grande porte, é sempre importante contar com o auxílio da tecnologia. 

O algoritmo de planejamento ou também chamado de software de roteirização é responsável por planejar todas as etapas relacionadas à entrega, desenvolvendo rotas mais eficientes.

Ou seja, é uma tecnologia que facilita o gerenciamento de algumas ações importantes do transporte. Afinal, o planejamento é essencial para o sucesso das entregas e a satisfação do cliente.

 

Automação 

Provavelmente você já ouviu falar em automação, certo? Com essa tecnologia, o dia a dia de operações se torna autônomo e bem mais prático.

Por exemplo, o consumidor consegue saber a disponibilidade de um determinado produto automaticamente. Se estiver no estoque, ele já fecha a compra. Sendo aprovado, o produto é separado e enviado.

Com isso, a probabilidade de falhas é menor, além de diminuir o retrabalho, reduzindo custos e otimizando o tempo, que é o objetivo de uma boa gestão de logística. 

 

Softwares de gestão de estoque 

Hoje em dia, é impossível pensar em logística sem softwares para auxiliar a equipe. Afinal, para o bom funcionamento de uma gestão de estoque é fundamental controlar as entradas e saídas da maneira mais assertiva possível. 

Agilizando o processamento das informações, você encurta o tempo de separação das mercadorias, evita erros e atrasos nas entregas e ainda agiliza otimiza a relação com o cliente.

A computação em nuvem, por exemplo, é uma tendência que ajuda a evitar desperdícios e reduzir bastante os custos. Dessa forma, as informações se tornam mais acessíveis, migrando os sistemas para a nuvem e alcançando mais empresas.

Conclusão

Para uma gestão eficiente é preciso investir em tecnologia na logística. Com a alta competitividade do mercado e a exigência dos consumidores, se você não otimizar a rotina e incorporar essas inovações em seu negócio, pode acabar ficando para trás.

Como podemos compreender neste conteúdo, as inovações estão diretamente relacionadas com o sucesso da empresa. A tecnologia na logística é uma tendência que vai continuar e você precisa se alinhar às soluções disponíveis.

Continue navegando em nosso blog e entenda mais como a transformação digital pode auxiliar sua empresa e melhorar seus processos.

Fale conosco