Gerente de Logística e o Planejamento de Rotas

Gerente de Logística e o Planejamento de Rotas

Você sabe qual a relação entre o Gerente de Logística e o planejamento de rotas nas empresas? Em uma análise inicial, esses temas podem parecer um pouco distantes. No entanto, eles estão bastante relacionados entre si.

Pensando na importância desse tema, neste post destacaremos o que é um Gerente de Logística e vamos explorar a relação desse profissional com o planejamento de rotas. Confira!

O que faz um Gerente de Logística?

O Gerente de Logística, como o próprio nome já diz, é o profissional responsável por liderar todas as operações do segmento logístico das empresas.

Dessa forma, ele tem uma visão abrangente de todas as atividades relacionadas ao setor. Entre elas estão a manutenção da frota de veículos e o frete.

Qual a relação desse profissional com o planejamento de rotas?

O planejamento de rotas é uma das atividades inerentes ao setor logístico. Isso porque, por meio dessa prática, as empresas vão poder escolher rotas mais curtas e com melhores condições.

Essa questão é fundamental, pois vai ser possível reduzir o consumo de combustível e também diminuir a necessidade de manutenção dos veículos na frota.

Qual a importância da tecnologia nesse contexto?

Para que o Gerente de Logística e todo o time do setor façam um bom trabalho, faz-se necessário contar com ferramentas especializadas. Nesse contexto, a tecnologia é bastante útil.

Os sistemas informatizados, como a plataforma PrimeBuilder, proporcionam diversos benefícios ao segmento logístico. Destacaremos sobre essas questões na sequência do post.

Redução do tempo das viagens

Isso acontece devido ao planejamento de rotas. Essa prática proporciona uma redução da distância percorrida nas viagens e também acarreta diminuição nos custos logísticos (combustível, manutenção etc.).

Otimização das rotas

O sistema facilita o planejamento de rotas e também possíveis alterações de forma a otimizar as atividades do setor logístico. Desse modo, torna-se possível fazer mais entregas e coletas eficientes.

Integração com o sistema da empresa

A plataforma PrimeBuilder apresenta a vantagem de ser integrada ao sistema das empresas, ou seja, a ferramenta já vem integrada com o seu ERP ou com o WMS.

Diante das características mencionadas, podemos dizer que as ferramentas tecnológicas ajudam a garantir maior eficiência logística. Isso porque, as empresas vão poder fazer mais entregas, em menos tempo e consumindo menos recursos.

Dessa forma, as organizações tendem a gerar mais valor no mercado e, consequentemente, tendem a ganhar mais autoridade. A tecnologia, portanto, é indispensável para as atividades logísticas.

Como você pode perceber, o Gerente de Logística exerce um papel importante no planejamento de rotas nas organizações e também em todo o segmento logístico. Desse modo, é muito importante entender as atribuições desenvolvidas pelo profissional para saber como ele pode gerar valor para o seu negócio.

Além disso, é fundamental compreender como a tecnologia auxilia nesse processo para que seja possível otimizar o desempenho do setor logístico.

Você gostou deste conteúdo no qual exploramos a relação entre o Gerente de Logística e o planejamento de rotas? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento sobre o tema.

Fale conosco