Automação de Processos: como facilitar operações de campo?

Automação de Processos

A automação de processos é uma estratégia cada vez mais presente nas empresas. Com isso, é possível transformar as atividades que antes eram feitas manualmente em processos com o auxílio tecnológico. 

O avanço da transformação digital não é novidade. Mas nem todos os gestores estão realmente por dentro das tendências que facilitam os procedimentos cotidianos no ambiente corporativo. 

A automação de processos pode impactar no sucesso do seu negócio, e você não quer ficar atrás da concorrência, certo? É preciso entender sua importância para conseguir implementá-la da melhor maneira.

Neste conteúdo, vamos te explicar melhor como facilitar as operações de campo e, assim, garantir um diferencial competitivo no mercado. Continue lendo!

 

O que é automação de processos?

A automação de processos é basicamente o uso da tecnologia para aperfeiçoar os processos operacionais da rotina empresarial. Ela reduz a carga da atividade manual, aumentando a produtividade dos profissionais e otimizando o tempo das tarefas. 

O objetivo é obter maior eficiência, otimizar processos, acelerar etapas, evitar burocracias internas, melhorar a produtividade das equipes e, consequentemente, reduzir os custos e aumentar o lucro da empresa.

Até os processos que são considerados mais simples, quando otimizados, fazem grande diferença no resultado final. Afinal, quando você implementa sistemas para minimizar o esforço humano, o profissional pode focar em outra etapa, ganhando agilidade e elevando a produtividade e lucratividade.

Métodos mais complexos também podem ser automatizados, o que muda é o grau de intervenção humana que cada atividade necessita. O intuito é sempre aperfeiçoar o procedimento, aumentando o desempenho, gerando vantagem competitiva para a sua empresa.

 

Principais benefícios da automação de processo

Existem muitas vantagens na automação de processos além de adaptar-se às novas tecnologias, como conseguir que o seu negócio esteja à frente dos concorrentes

Listamos outros benefícios que você garante com essa implantação:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução dos custos;
  • Otimização do tempo;
  • Maior confiabilidade de dados;
  • Padronização de processos;
  • Diminuição dos erros;
  • Aumento nos lucros;
  • Diferencial competitivo;
  • Melhora na tomada de decisões;
  • Define e controla indicadores de performance;
  • Gera relatórios precisos sobre os índices de produtividade da empresa;
  • Permite a integração de multiplataformas.

A automação de processos usada de forma inteligente transforma seu ambiente de trabalho e a tendência é que surjam cada vez mais novos recursos. Utilize a tecnologia a seu favor para fazer o seu negócio ser ainda mais rentável e competitivo. 

 

Como implantar a automatização de processos?

Para garantir que a automatização de processos seja eficiente, é preciso que a implantação seja feita de forma adequada e de acordo com as diretrizes do seu negócio. Conheça alguns passos que você pode seguir:

Conheça as necessidades da sua empresa

Qual é o objetivo da sua empresa com a automatização de processos? Primeiramente, é preciso identificar os gargalos no seu processo atual, entendendo as oportunidades de melhoria e ganhos com a automação.

É preciso analisar quais processos podem se tornar automáticos e qual será o impacto no seu negócio. Com isso, você consegue definir melhor suas principais necessidades e urgências.

Pesquise sobre os tipos de recursos e avalie qual a melhor solução para implantar e alcançar os benefícios esperados. Assim, você assegura o sucesso nos resultados e evita o desperdício de recursos.

Faça um mapeamento

Assim que você entende a necessidade da sua empresa, o próximo passo é mapear esses processos. Dessa maneira, você vai entender o que pode ser automatizado e como isso será feito.

O mapeamento das atividades é fundamental para entender o fluxo de trabalho e mostrar quais são as etapas com mais impacto no resultado final. 

Avalie os pontos que têm mais urgência e siga as etapas sequenciais para a automatização, de acordo com as prioridades.

Selecione as ferramentas certas

Para obter eficiência, é necessário escolher a solução correta. Para isso, pesquise sobre as ferramentas e recursos disponíveis no mercado para cada função ou atividade. Entenda suas funcionalidades e procure referências de outras empresas do mesmo setor que estão tendo bons resultados. 

É importante fazer uma escolha assertiva e que tenha a ver com as prioridades do seu negócio. Certifique-se de que o recurso atende a todos os requisitos necessários e não se baseie apenas no preço. 

Além de implementar tecnologias que são realmente eficientes, você precisa estar ciente que as melhorias devem ser constantes.

Faça treinamentos

O treinamento da equipe é importante para que a solução seja utilizada com seu máximo potencial

Para que tudo saia como o planejado, a comunicação deve ser clara, informando todas as instruções necessárias e as boas práticas de utilização. Além de conscientizar sobre a importância das mudanças e demonstrar as facilidades que trarão ao dia a dia.

A eficiência da automação de processos depende dos colaboradores. Por isso, é essencial que recebam direcionamento passo a passo e alcancem o conhecimento sobre a ferramenta.

Ofereça um treinamento bem completo, em que todos possam tirar as suas dúvidas e até fazer simulações. Assim, você evita qualquer tipo de desperdício ou problemas futuros.

Monitore resultados

Implantar a automação de processos também inclui algum tipo de mudança e otimização futura, ela não deve ser uma ação estática.

Isso significa que você deve monitorar constantemente o resultado de cada estratégia, verificando se estão ocorrendo erros e o que precisa ser aperfeiçoado. Defina os parâmetros mais importantes e faça alterações conforme o processo se desenrolar.

Com isso, é possível identificar os pontos críticos com antecedência para realizar os ajustes necessários. O objetivo é entender o que está beneficiando a empresa e o que precisa ser readaptado. 

Assim, você toma uma decisão mais assertiva sobre os próximos passos e consegue manter o seu negócio em constante crescimento no cenário atual, conquistando os resultados desejados.

 

Exemplos de automação de processos com tecnologia 

Agora que você já entendeu o que é a automação de processos, conheça algumas ferramentas integradas à tecnologia que podem ser aplicadas para alavancar o seu negócio.

Automação logística

A automação logística engloba todas as funções de logística que podem ser executadas com o auxílio de uma solução digital. Com isso, inclui o processamento das operações desde o armazém até a entrega. 

Automatizar esses processos diminui as chances de erros e melhora a qualidade dos serviços prestados.

Entre as principais etapas que são transformadas, podemos citar:

  • Movimentações internas;
  • Entrada de mercadorias no armazém;
  • Processamento de pedidos;
  • Separação de mercadorias;
  • Transporte e entrega ao destino final.

O sistema automatizado faz a gestão dos processos da sua empresa na nuvem. Tudo isso com atualizações em tempo real, e sem a necessidade de intervenção humana a todo instante.

O ideal é buscar por soluções personalizadas, em que você desenha o processo de acordo com a sua necessidade da sua empresa e pode alterar a qualquer momento.

Automação de field service

A atividade que precisa ser realizada em campo (fora do espaço de trabalho) é chamada de Field Service. Ou seja, os profissionais são despachados para trabalhar em locais específicos (geralmente no local de um cliente).

O objetivo é oferecer uma assistência técnica presencial, solucionando o problema de maneira mais rápida e eficiente. Além de oferecer a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos. 

A automação de field service é essencial para aumentar a produtividade e alavancar as vendas. O funcionamento é baseado na operacionalização e no controle dos processos de campo por meio da tecnologia. 

Não se trata apenas do deslocamento do técnico, mas também da gestão para a prestação deste serviço, que envolve o desenvolvimento de softwares e aplicativos adequados. É preciso agilizar as tarefas e dar mais rapidez aos processos.

A ideia é padronizar os seus procedimentos, tornando-os mais modernos e eficientes. Afinal, são essas soluções que vão te diferenciar no mercado.

 

Conclusão

Como você viu, a automação de processos usada de maneira inteligente transforma a sua empresa, potencializando os resultados, motivando os colaboradores e melhorando a experiência dos clientes.

É fundamental manter a visão estratégica para fazer o seu negócio ser ainda mais rentável e competitivo no cenário atual. Portanto, mantenha-se atualizado para não deixar escapar nenhuma nova oportunidade.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados? Então confira nosso post sobre “Tecnologia na logística: como otimizar seus processos de forma simples, ágil e flexível?”.

Fale conosco