BH: 31 3516-6500 | SP: 11 3512-9306
Área do Cliente

Store
Bandeira Estados Unidos

Por que o desenvolvimento de sistemas é a profissão do futuro?

O profissional de desenvolvimento de sistemas é responsável por analisar, projetar, documentar, testar e implantar sistemas de tecnologia da informação, tanto para computadores quanto para outros dispositivos.

O profissional de desenvolvimento de sistemas é responsável por analisar, projetar, documentar, testar e implantar sistemas de tecnologia da informação, tanto para computadores quanto para outros dispositivos.

A demanda pela qualificação de pessoal nessa área é crescente, por isso vale investir na carreira. A ideia é trabalhar com ferramentas e equipamentos de informática para produzir sistemas mais eficientes.

Se você está em dúvida sobre qual curso fazer ou quer mudar e impulsionar sua carreira, continue lendo para entender tudo sobre desenvolvimento de sistemas e quais os desafios que você poderá enfrentar nessa profissão.
Desenvolvimento de sistemas: faça sua carreira
Suas habilidades naturais podem te auxiliar na hora de escolher uma carreira. Além da vontade de aprender, existem algumas características essenciais para cada área de atuação como, por exemplo, ser organizado, criativo e comunicativo.

Se você escolher desenvolvimento de sistemas, vai precisar de estudo constante, saber trabalhar sob pressão, ser ágil e muito atento a detalhes, ter afinidade com matemática e, claro, antenado em tecnologia.

Como a tecnologia não para de se desenvolver, sempre há vagas de emprego para bons profissionais. No caso do Brasil, a cidade de São Paulo é o que mais tem oportunidades nesse setor, mas outras capitais também apresentam bom índice de contratação, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

Os profissionais mais requisitados em tecnologia da informação são os analistas e desenvolvedores de sistemas, que trabalham muito com softwares e atuam em todas as etapas de um sistema de computador, que envolve, basicamente: levantamento de requisitos, criar um projeto e o desenvolver, documentar, implantar, testar e manutenção.
Atuação em desenvolvimento de sistemas
Os analistas ou desenvolvedores de sistemas têm um leque muito grande em relação a segmento de mercado. Isso porque todos os tipos de empresas usam sistemas específicos para computadores.

Você, enquanto profissional de tecnologia, deve conhecer bem o sistema utilizado pela sua empresa, pois será preciso propor soluções rápidas para os problemas do dia a dia. Pensando como um analista de sistemas, você vai identificar as oportunidades de melhorias e saber como remedias os problemas dos clientes ou funcionários através de estudo.

Como você viu no começo desse post, estudar é fundamental para o sucesso do seu trabalho em desenvolvimento de sistemas, e você pode direcionar seus estudos para uma das áreas de atuação como, por exemplo: administração de banco de dados, administração de redes e desenvolvimento de software.

Administração de banco de dados
Os sistemas de computadores precisam processar cada vez mais rápido e alguns problemas já são esperados que aconteçam. Por esses fatores, é necessário que o sistema esteja sempre atualizado e seja capaz de resolver soluções programadas.

Essa demanda faz de você o responsável por todas as informações que estão no sistema. É seu dever garantir a segurança desses dados. Para administrar tudo isso, você precisa acompanhar e fazer o monitoramento constante do sistema e documentar no banco de dados.

Arquivar os dados é importante para saber exatamente quais as melhorias, o que precisa ser atualizado e identificar problemas com eficiência. É bom lembrar que para fazer tudo isso tem que conhecer a fundo o sistema, e isso você domina, não é mesmo?
Administração de redes
Administrar as redes é ser responsável por toda parte de infraestrutura da tecnologia da informação. Configurar os sistemas e fazer com que os dados sejam compartilhados em segurança, são dois dos principais deveres.

Grande parte das empresas cria um sistema para que vários funcionários tenham acesso aos mesmos arquivos. Para quem usa o sistema é fácil, mas para você que vai manter o sistema funcionando e propor melhorias, é um trabalho detalhista e estratégico.
Desenvolvimento de softwares
Desenvolver programas para computadores é o segmento que mais demanda profissionais competentes e um dos mais procurados por quem estuda desenvolvimento de sistemas. Mesmo assim, ainda falta gente qualificada para assumir os cargos.

Se você escolheu desenvolvimento de sistemas, é bem provável que em algum momento já tenha pensado em criar um software. Para que dê certo, o ponto de partida é identificar um problema: saber qual a necessidade do seu público e qual o nível de utilidade que esse público dará a seu produto.

Identificado o problema, você tem meio caminho andado. O próximo passo é usar os códigos e linguagens de programação para criar os comandos e poder apresentar os resultados. Você pode se especializar em alguma das linguagens de programação e desenvolver sistemas e programas para diversos dispositivos tecnológicos.

O mercado de tecnologia da informação é muito amplo e não se restringe as essas três áreas de atuação. Trouxemos esses exemplos para você entender melhor as possibilidades dentro de desenvolvimento de sistemas.

Desenvolvimento de sistemas: a profissão do futuro
Se você parar para pensar, todas as empresas são adeptas dos sistemas informacionais. Excluindo as empresas familiares de pequeno porte que se mantém resistentes aos avanços da tecnologia, a tendência é que as organizações desenvolvam programas que otimizem seu negócio.

Com a chegada da internet o acesso a informação se tornou muito acessível a todos tipos de dados. E vamos combinar, é dado que não acaba mais! O próprio consumidor, muita das vezes, não sabe o que ele realmente quer ou precisa.

O profissional de tecnologia da informação é quem apura todos esses dados e os transforma em informações relevantes. É feita uma espécie de curadoria da informação para saber os interesses dos seus clientes potenciais.

As informações analisadas e ordenadas contribuem para o desenvolvimento estratégico dos sistemas e programas das empresas e, consequentemente, implicará no crescimento organizacional. Além disso, são essas informações que serão a base para você desenvolver um software novo que te traga ótimos resultados.

A tecnologia da informação é um caminho sem volta, por isso é tão visível a alta pela procura por profissionais especializados e empresas que prestem serviços de tecnologia.

Conheça alguns produtos que te auxiliarão no aumento da produtividade de uma forma muito simples, rápida e flexível.

Está convencido de que desenvolvimento de sistemas é a profissão do momento e será a profissão do futuro? Vale a pena se especializar e embarcar nesse mercado que cresce a cada ano e tende a expandir.