BH: 31 3516-6500 | SP: 11 3512-9306
Área do Cliente

Store
Bandeira Estados Unidos

Mobilidade Corporativa: tecnologia que se transforma em produtividade

Falando de uma forma bem simples, mobilidade corporativa é a capacidade que a sua empresa desenvolve para estar em vários lugares ao mesmo tempo.

Falando de uma forma bem simples, mobilidade corporativa é a capacidade que a sua empresa desenvolve para estar em vários lugares ao mesmo tempo.
Em outras palavras, é permitir que a sua empresa aconteça, principalmente, quando os seus colaboradores estão trabalhando fora dela. Como? Utilizando os diversos aparelhos que já fazem parte do nosso dia a dia: smartphones, tablets, notebooks, entre outros.

Quer saber como sua empresa pode aderir a mobilidade e fazer com que esse recurso tecnológico se torne um fator determinante para a produtividade na sua empresa? Então continue lendo esse artigo para aprender mais.

Mobilidade Corporativa: sua empresa na velocidade do mundo atual

A tecnologia transformou as nossas vidas e o nosso jeito de trabalhar, não é mesmo? E entender isso é fundamental para analisar a produtividade sob um novo ponto de vista. Ser produtivo é mais do que fazer rápido. É fazer rápido e certo. É compreender que as pessoas querem respostas instantâneas. É ter a consciência de que se eu não estou preparado para atender a essas demandas, outras empresas estarão.

Ao integrar informações e implementar processos e softwares que permitam a mobilidade da sua empresa, o trabalho ganha uma nova dinâmica, os profissionais se tornam protagonistas nas decisões e você diminui custos já que é possível realizar mais tarefas, com menos tempo e menos recursos.

Como implementar a mobilidade corporativa?

É preciso observar diversos fatores que afetam direta ou indiretamente a organização. Mas, o mais importante é que a mobilidade se adapte ao ritmo da sua empresa. É necessário entender como a sua empresa funciona para criar os mecanismos que vão contribuir para o salto de qualidade e produtividade. Além disso, existem alguns pilares que não podem ser deixados de lado, sendo eles:

Segurança

A política BYOND (Bring Your Own Device) muito usado na mobilidade corporativa exige que a empresa tome alguns cuidados. BYOND é o termo em inglês que define o uso do smartphone, tablet ou laptop pessoais do trabalhador no dia a dia da empresa, ou seja, esses aparelhos passam a estar integrados aos demais equipamentos da empresa. Por exemplo: por meio do smartphone, o colaborador pode ler os seus e-mails profissionais ou ter acesso ao software de gestão da empresa.

Isso se torna um grande desafio para os T.I`s. Afinal, é preciso adaptar o software para diversos tipos de plataforma. Além de criar mecanismos eficientes de proteção, já que aumentam as possibilidades de vírus e do acesso de pessoas não autorizadas à informações estratégicas da empresa.

Por isso, a conscientização e o treinamento contínuo dos profissionais é fundamental para o sucesso do projeto.

Níveis de acesso

Nem tudo precisa estar disponível para todos. Ou seja: é possível criar diferentes níveis de acesso de acordo com a necessidade de cada cargo ou função. Isso facilita processos e o acesso a informações que realmente são importantes.

Quanto mais simples e fácil de usar, melhor será o entendimento e o desempenho dos profissionais. O nivelamento de acesso também contribui para dar ainda mais segurança e proteção às informações sigilosas das sua empresa.

Manter o foco no usuário

As soluções devem ser pensadas para promover a produtividade e redução de custos, mas, muitas vezes, os desenvolvedores esquecem de uma coisa primordial: quem vai usar o sistema?

Construir um software que seja fácil e amigável ao usuário é fundamental para o sucesso da implementação e da gestão da mobilidade corporativa. Por isso, é tão importante entender quem são esses profissionais para estabelecer políticas e estratégias de uso claras.

É bem melhor quando todos caminham juntos desde o início.

A mobilidade corporativa é um caminho sem volta

O mundo nunca será menos tecnológico, menos integrado e menos transparente do que já é hoje. Por isso, manter a sua empresa trabalhando da mesma maneira de anos atrás só a distância dos concorrentes que estão atento às mudanças. E o pior: ela nunca vai conseguir competir com as empresas que já nascem preparadas para atuar no modelo atual de negócios.

É preciso derrubar paredes. Ir além das salas de reuniões. É preciso tirar os fios que prendem a produtividade de quem trabalha para você. As ferramentas já estão aí. Coloque-as para trabalhar a favor do melhor desempenho e maior rentabilidade da sua empresa.

5 passos para implementar a mobilidade corporativa na sua empresa de forma eficiente:

1. Ter a visão estratégica do seu negócio.

2. Entender quais são os processos-chave da empresa, levando em consideração as pessoas que atuam nele.

3. Avaliação das tecnologias já usadas pela sua empresa e a escolha de quais processos podem contribuir para a melhoria do trabalho e da produtividade.

4. Definição de como vai funcionar mobilidade corporativa.

5. Implementação dos sistemas e processos.

Podemos te ajudar com a mobilidade corporativa.

Se você deseja entender melhor como a mobilidade corporativa pode ser usada para aumentar o desempenho das pessoas que trabalham na sua empresa, entre em contato com a gente clicando aqui.

Caso queria compartilhar as experiências da sua empresa no uso e implementação da mobilidade corporativa, deixe o seu comentário. Queremos muito saber a sua opinião e como você tem trabalhado os processos da sua empresa.