BH: 31 3516-6500 | SP: 11 3512-9306
Área do Cliente

Store
Bandeira Estados Unidos

Gerenciamento de produtividade: saiba como enfrentar esse desafio

Nunca se falou tanto em produtividade como no último século. E essa produtividade é muito além do que simplesmente produzir. Diz da qualidade dos produtos e serviços e quão satisfeitos estão os que consomem.

Nunca se falou tanto em produtividade como no último século. E essa produtividade é muito além do que simplesmente produzir. Diz da qualidade dos produtos e serviços e quão satisfeitos estão os que consomem.

Todas as empresas, no contexto econômico atual, estão sob a pressão de que precisam produzir mais e melhor. Isso consiste em ter profissionais produtivos, processos eficientes e redução nos orçamentos. Sabe aquela frase tão conhecida: tempo é dinheiro? Ela nunca fez tanto sentido.

A missão das empresas é encontrar métodos que realmente funcionem e tragam resultados altos investindo pouco. Seus funcionários podem encontrar caminhos de fazer a empresa produzir melhor, para isso, tanto você quanto sua equipe precisam ser produtivos. E como proceder?

Criar um sistema de gerenciamento automatizado para otimizar os processos é um dos passos mais importantes para a gestão empresarial. Não perca tempo, por exemplo, com atividades repetitivas que podem ser otimizadas.

Para fazer uma empresa caminhar sem grandes dificuldades demanda de você, enquanto gestor, a habilidade de ser produtivo e conseguir motivar sua equipe para que todos sejam engajados e tragam os resultados acima das metas.

Você precisa aprender a gerenciar sua produtividade e a produtividade (e tempo) da sua equipe para sobreviver ao mercado que está cada vez mais exigente e dinâmico. Quer saber como? Continue lendo e vamos te ensinar tudo o que você precisa saber.

Gerencie sua produtividade

Nem sempre seu dia sai como o planejado e pode ser por você ter se dedicado algum imprevisto que aconteceu durante o dia ou então que suas metas para o dia estavam além da sua capacidade.

Os dias parecem ser mais curtos e as demandas cada vez maiores e como você tem lidado com isso? Sabendo dessa dificuldade é que propomos algumas dicas para você otimizar seu tempo e chegar ao fim do dia com suas tarefas concluídas.

Seja organizado e organize tudo o que tiver que fazer. Tenha planilhas no computador ou na sua agenda com todas as informações que você precisa para o dia. Mantenha seu escritório organizado e na sua mesa deve estar apenas o que for extremamente necessário.

Planejar é preciso! Antes que o dia termine, planeje o dia seguinte com tudo que você precisa fazer, incluindo coisas corriqueiras, como, por exemplo, responder emails e reuniões com sua equipe.

Tenha bem definida tarefas durante a semana para conseguir visualizar melhor os compromissos e, assim, otimizar o tempo. Não se desespere para cumprir tudo em apenas um dia. Estabeleça metas diárias e prazos (de acordo com sua disponibilidade). Se você consegue entregar um relatório só na semana que vem, não diga que entregará no dia seguinte.

Entenda suas obrigações e divida as tarefas com sua equipe. Separe o que é urgente e que é importante. Tudo o que já estourou o prazo e precisa ser feito imediatamente são demandas urgentes. Já as tarefas importantes são aquelas que você deve dar uma atenção maior, no entanto, ainda há tempo hábil para resolvê-las.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Adiar tarefas importantes para investir tempos em tarefas circunstanciais é um grande erro e o resultado disso é o acúmulo de trabalho. Tenha um momento livre durante o experiente para relaxar a mente, seja para tomar um café ou conversar com as pessoas, mas que tenha tempo definido para não interferir na sua agenda.

Alguns aplicativos podem te auxiliar a ser produtivo, além de você poder acessar as informações de qualquer lugar, a qualquer hora, basta ter conexão. O Google Agenda e o Evernote são exemplos de ferramentas ótimas para gerenciar atividades e facilitar seu controle diário.

Colocando essas dicas em prática você está apto para avaliar a produtividade da sua equipe e ajudá-los no gerenciamento do tempo, bem como motivar o desempenho no dia a dia. Assim, sua empresa manterá a produtividade em alta com qualidade nos processsos.

Melhore a produtividade da sua equipe

A ideia de fazer mais em menos tempo é óbvia, não é mesmo? O que você enquanto gestor precisa fazer é motivar sua equipe a trabalhar de maneira produtiva. De nada adianta exigir um desempenho alto, sendo que os colaboradores não estão satisfeitos no ambiente de trabalho.

Pensando nos desafios que você enfrenta diariamente com sua equipe, definimos algumas dicas para melhorar a produtividade dos seus funcionários. Antes de colocar essas dicas em prática faça uma análise das tarefas e meça o tempo gasto para resolver cada demanda. Trabalhe com dados e metas.

• Tenha metas bem definidas e as compartilhe com toda a equipe.
• Divida as tarefas individuais atribuindo meta e prazo.
• Mantenha o ambiente de trabalho organizado.
• Faça reuniões com horário marcado para começar e terminar. Dispense discussões longas e improdutivas.
• Treine sua equipe para acompanhar as demandas do mercado.
• Crie canais internos de comunicação.
• Recompense os funcionários pelo desempenho.
• Dê autonomia para assumirem responsabilidades.

Softwares para gerenciar a produtividade

Controlar individualmente cada um dos processos da sua empresa pode ser algo complexo e exigirá de você muito tempo. O seu método de controle deve ser por meio de algum software que monitore e te entregue dados relevantes.

Através de ferramentas online, com processos eficientes, sua equipe consegue solucionar demandas diárias num tempo muito menor, além de que te permite acompanhar tudo o que está sendo feito via sistema.

Se você não medir e analisar o que seu colaborador faz, você não vai conseguir gerenciar efetivamente o trabalho. Os softwares oferecem funcionalidades de avaliar e monitorar as demandas, possibilitando que você faça melhorias pontuais.

A emissão de relatórios é sua fonte de dados para analisar a produtividade dos funcionários, como, por exemplo, saber se as tarefas estão sendo entregues no prazo e se esses colaboradores estão sobrecarregados.

A chave do sucesso é gerenciar o tempo pessoal e os processos empresariais por meio de softwares para melhorarem os fluxos de trabalho. Não se esqueça de definir metas alcançáveis e compartilhá-las com sua equipe.

Nesse artigo você aprendeu dicas práticas de como gerenciar a produtividade em pequenas e grandes empresas em meio a um mercado tão dinâmico. Agora você sabe que é possível exigir da sua equipe um bom desempenho, uma vez que haja organização e definição clara de metas.