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Entenda a importância da coleta de dados para o empreendedorismo e gestão empresarial

A ideia agora é te mostrar um ponto muito importante que precisa ser desenvolvido no seu projeto. Empreendedorismo e gestão são conceitos que caminham juntos e o que os relaciona é a inteligência de negócios, também conhecida como Business Intelligence.

Em outro post te demos algumas dicas para ser um empreendedor de sucesso. A ideia agora é te mostrar um ponto muito importante que precisa ser desenvolvido no seu projeto. Empreendedorismo e gestão são conceitos que caminham juntos e o que os relaciona é a inteligência de negócios, também conhecida como Business Intelligence.

BI ou Business Intelligence, em linhas gerais, é um método para ajudar os gestores empresariais a tomarem as decisões assertivas para o crescimento organizacional. Ou seja, é a inteligência na coleta e análise de dados com auxílio de plataformas que otimizam o processo.

Esse método tecnológico está inserido no planejamento estratégico da empresa e, para que dê certo você precisa fazer pesquisas (preferencialmente qualitativas para obter dados mais completos).

A gestão do negócio empreendedor envolve alguns fatores para a empresa se organizar e alcançar o sucesso. Continue lendo para saber quais são esses fatores e descubra a importância da coleta de dados para o empreendedorismo e gestão.
Empreendedorismo e gestão de negócios

O empreendedor inicia sua trajetória pela iniciativa, criatividade, autoconfiança e responsabilidade. Esses quesitos são pessoais e você já deve conhecer todos as habilidades necessárias para ser um bom líder.

Junto com a capacidade de fazer uma empresa caminhar, construindo relacionamentos corporativos, os empreendedores começam a enfrentar os assuntos que envolvem a gestão.

Contratação e pagamento de funcionários, aluguéis, investimento em mídia, monitoramento da concorrência e outras tarefas burocráticas vêm com o crescimento da empresa. Tudo isso não tem a ver com o perfil do empreendedor que você viu no começo desse post, mas são demandas inevitáveis.

Seu trabalho, enquanto empreendedor, aumenta e você precisa dar conta do recado. Em todas as suas decisões seja estratégico, jamais haja sem pensar colocando em risco um projeto que você está lutando para concretizar.

Certamente seu objetivo é se consolidar no mercado, não é mesmo? Pensando nisso, vamos dar algumas ficas para você ter em mente alguns fatores essenciais:
• Defina suas funções de trabalho
Num primeiro momento você terá muitas demandas e resolverá tudo sozinho. Ao contratar sua equipe, você precisa avaliar quais serão suas atribuições dai em diante. Alguns empreendedores se concentram em continuar a desenvolver os produtos e serviços, outros preferem gerenciar a parte administrativa. Cabe a você escolher o que te motiva mais em relação a seus objetivos.
• Selecione pessoas com perfil gerencial
O processo de tomada de decisão é delicado, e escutar opiniões diferentes podem enriquecer seu embasamento para chegar à decisão. Contrate pessoas qualificadas que conheçam o mercado que você atua e saibam compartilhar dessas decisões. Identifique seus pontos fracos para que sua equipe te ajude a gerir seu negócio, da mesma forma em que você pode treiná-la para conhecer a fundo a razão da empresa.
• Faça gerenciamento financeiro
Muitas empresas vão a falência pela falta de planejamento financeiro e não pela queda de vendas dos produtos ou serviços. O controle de caixa deve ser muito bem feito e se você não der conta dessa tarefa, contrate alguém de sua confiança.
• Mantenha o foco no cliente
Com o crescimento da empresa e o volume de demandas só crescendo, aumenta também o risco de colocar a gestão do empreendimento em primeiro plano e tirar, involuntariamente, o cliente do foco.

Esse é um erro que você deve se ater para não cometer em momento algum. Com o tempo você vai aprender a lidar com todas as questões que envolvem empreendedorismo e gestão sem se desviar do foco que é o cliente. A preocupação com as dores e necessidades do seu público é que direcionarão, em certa medida, suas metas profissionais.

A pesquisa como estratégia de empreendedorismo e gestão
O Business Intelligence precisa ser frequentemente alimentado com muitos dados, e a melhor forma de ter informações relevantes é pela pesquisa de mercado. Cada vez mais vemos tecnologias voltadas para empreendedorismo e gestão.

Você sabe a principal razão pela qual os empreendedores vão a falência? Problemas financeiros. A falta de planejamento e pesquisas de mercado podem resolver essas dificuldades, mas muitos empreendedores focam em fazer o projeto e esquece de gerir o negócio.

Por isso, trouxemos para você algumas ferramentas para nortearem suas pesquisas e seu empreendimento ser um sucesso:

• Redes Sociais
As redes sociais hoje são uma das maneiras mais eficientes de se coletar dados, mas alguns cuidados são fundamentais como a escolha do seu público. A todo tempo as pessoas estão interagindo e compartilhando opiniões. Você pode acompanhar o que estão falando do seu negócio e tirar insights para atender o desejo do público que interage com seu negócio.
• Survey Monkey
O Survey Monkey é uma ferramenta e software de pesquisa online gratuita. No site você pode criar e publicar questionários online em poucos minutos e exibir os resultados em gráficos em tempo real. A versão gratuita inclui 10 perguntas por cada questionário e 100 respostas.
• Google Drive
Caso você possua uma conta no Google, poderá criar formulários pelo Drive. Com essa ferramenta você customiza seu questionário e o compartilha. As respostas são redirecionadas para uma planilha, porém os dados não são tabulados.
• Google Trends
Se você ainda não escolheu um segmento de mercado e tem dúvidas no que investir, o Google Trends pode ser bem útil. Lá você consegue saber o que as pessoas estão buscando na internet e, o mais importante, definir uma localidade para efetuar a busca.
• IpeaData
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, disponibiliza diversos dados do país divididos em indicadores macroeconômicos, regionais e sociais. Por essa ferramenta você conhece melhor os índices sociais e econômicos da região que pretende atuar.

A pesquisa de mercado é o primeiro passo para coletar dados e conseguir informações válidas que servirão de base para o desenvolvimento do seu negócio. O empreendedorismo e gestão associado as ferramentas que automatizam as buscas podem otimizar seus processos.

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Você também vai gostar de conhecer as 5 dicas para ser um empreendedor de sucesso.