BH: 31 3516-6500 | SP: 11 3512-9306
Área do Cliente

Store
Bandeira Estados Unidos

Empreendedorismo e inovação: encontre sua oportunidade de negócio

A mistura de empreendedorismo e inovação podem ser a resposta para você começar um novo negócio. Se você é um profissional de alta performance, acima da média, o mercado sempre te receberá de braços abertos em função dos resultados que você produz.

A mistura de empreendedorismo e inovação podem ser a resposta para você começar um novo negócio. Se você é um profissional de alta performance, acima da média, o mercado sempre te receberá de braços abertos em função dos resultados que você produz.

Em outro artigo te demos dicas para ser um empreendedor digital de sucesso. Falamos como ainda há espaço para se investir no mercado digital e, nesse artigo, te mostramos que empreendedorismo e inovação caminham juntos.

A inovação no ambiente de trabalho muitas vezes se associa com a criatividade, e a junção desses fatores leva a otimização dos processos e aumento da produtividade organizacional. Se você ainda tem dúvidas de como começar sua empresa e se ela realmente dará certo, relacione o seu objetivo de negócio com empreendedorismo e inovação e as ideias terão mais fluidez.

Seu foco é encontrar novas oportunidades de negócio através do empreendedorismo inovador, pensando fora da caixa? Continue lendo para saber qual caminho você deve seguir e ter insights para tirar sua ideia do papel

Empreendedorismo e inovação: por onde começar?

Vivemos num tempo em que o mercado está cada vez mais competitivo, exigente e muito seletivo em relação a escolha de profissionais qualificados. Para se manter de pé em meio a esse cenário, é preciso criar estratégias para diferenciar o seu negócio para ocupar lugar de destaque em relação a concorrência.

Para conseguir esse feito é fundamental apropriar-se do empreendedorismo inovador como um modelo de alta capacidade de transformação do seu negócio, gerando engajamento por parte de todos os envolvidos, através de estratégias ousadas, objetivos bem delineados e muita vontade de realizar mudanças e fazer tanto você, seus funcionários e sua empresa agentes de transformação.

Trilhar uma carreira em empreendedorismo e inovação requer algumas habilidades primordiais para encarar esse desafio. Se você é dinâmico, antenado para os acontecimentos do mercado e é comprometido com seu negócio, você tem potencial para ousar e se destacar no seu segmento.

O primeiro passo é encontrar pessoas comprometidas como você e que acredite no propósito que você pretende construir. Avalie sua capacidade de produção (seja de produtos ou serviços). A partir de então você obterá resultados para saber exatamente as condições e os riscos desse novo projeto.

Para você atingir o tão esperado sucesso profissional, te daremos as dicas para embarcar nessa empreitada:

Nenhuma empresa vai para frente sem a ética empresarial. Definir e respeitar as políticas e os valores institucionais do seu empreendimento, além dos requisitos básicos para a atuação no seu segmento de mercado é a primeira dica para gerar credibilidade. Ao seguir essas regras, os integrantes da sua equipe fortalecem as relações entre si e com os clientes, uma vez que transmitirão confiança e seriedade.

Manter o foco no cliente diz da sua empresa priorizar o consumidor final no processo de produção. Isso se dá pelo compreendimento das necessidades do seu público e, por meio disso, você consegue desenvolver seu produto ou serviço de acordo com a dor do seu cliente.

Atender às expectativas contribui para a fidelização dos clientes, como uma tática para reduzir custos com a aquisição de novos clientes (isso não quer dizer que você não precise ampliar suas vendas).

Assuma um compromisso com sua equipe, clientes, fornecedores, parceiros e qualquer outro envolvido com sua empresa. Estabeleça laços corporativos e cumpra o desafio de nutrir esses relacionamentos para alcançar engajamento.

A flexibilidade nos negócios em estar aberto para novas ideias e saber ouvir as opiniões da sua equipe, bem como de seus clientes, entendendo diferentes pontos de vista são atitudes ajudam na aplicação da inovação do empreendimento.

Seja inovador e preveja tendências

Hoje em dia inovar não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito indispensável para você que deseja abrir seu próprio negócio. O mercado de trabalho muda constantemente e não podemos prever a maneira que ele se posicionará, aumentando assim a sua necessidade em estar sempre a frente de seus concorrentes para se destacar.

Agindo dessa forma, analisando o comportamento do mercado, você consegue prever com mais propriedade as próximas tendências e antecipar o que será lançado de mais novo e moderno no mercado em que você atua.

É importante lembrar que sua análise será com base na sua experiência profissional juntamente com o comportamento de mercado e trata-se de uma previsão, ou seja, não é que o mercado irá se comportar impreterivelmente daquela forma.

O grande segredo é estudar sempre e buscar informações de diferentes fontes. Ninguém tem superpoderes para prever o que estará na moda na próxima estação, não é verdade? Por meio disso, aplicando estratégias de empreendedorismo e inovação, você desenvolve habilidades especificas de avaliação.

Você, enquanto empreendedor, precisa entender não só o cenário atual onde as coisas acontecem, mas entender também os fatores passados que formou o presente e como esse junto de fatores pode se comportar no futuro.

Se coloque no lugar do cliente para exercitar essa habilidade de prever tendências. Pode parecer uma questão inocente, sem muito sentido, mas são poucos os gestores que conseguem ter esse poder de empatia para não só supor o desejo do seu público potencial, mas para vivenciar as certezas e necessidades dos seus clientes, interagindo pelo diálogo.

A inovação no empreendedorismo é um processo de experimentação. Você vai precisar de coragem para desbravar o mercado, principalmente se o seu produto ou serviço se trata de algo novo. Isso exigirá muito tempo e recursos.

Seja incomodado e inconformado com as coisas do presente e conseguirá ter insights mais claros para aplicar a inovação. Você precisa ser ágil e transformar esses insights em realidade antes que outra pessoa o torne.

Se tentar prever algo é complicado, imagina dar um passo sem desequilibrar? É mais difícil ainda. De toda forma, é um desafio recompensador e vale a pena ser perseguido.

Não se prenda a tentar identificar as tendências do mercado. As melhores empresas hoje criam suas propostas de valor e investem nisso, tornando um diferencial para a empresa e, consequentemente, virando tendência.

Pense fora da caixa, execute suas ideias mesmo que ninguém tenha feito algo parecido com o que você planeja. Acredite e, quem sabe, sua empresa não lance a próxima tendência no mercado? Abra sua mente, estude e se faça indagações.

Queremos saber sua opinião! Você tem alguma ideia inovadora ou já iniciou seu projeto? Relate sua experiência nos comentários.