BH: 31 3516-6500 | SP: 11 3512-9306
Área do Cliente

Store
Bandeira Estados Unidos

Empreendedores de sucesso: saiba como se tornar um deles

De um tempo para cá, vemos um boom de empreendedores que optam por deixar um emprego de carteira assinada, em uma grande empresa, para arriscarem naquilo que acreditam, no sonho que os motiva a alcançar o sucesso pessoal, além do profissional.

De um tempo para cá, vemos um boom de empreendedores que optam por deixar um emprego de carteira assinada, em uma grande empresa, para arriscarem naquilo que acreditam, no sonho que os motiva a alcançar o sucesso pessoal, além do profissional.

O que você fica se perguntando é o que esses empreendedores têm em comum e como fazem para ter sucesso. Alguns desses empreendedores conseguem retorno muito mais rápido do que o esperado, enquanto outros passam anos fazendo e refazendo planejamentos para o projeto vingar.

Se você está lendo esse artigo, provavelmente, dentro de você existe aquela vontade de ter o próprio negócio, não é mesmo? A proposta aqui é mostrar que qualquer pessoa pode empreender, basta ter coragem.

Tem coragem quem tem conhecimento e não se cansa em buscar informações. Tem coragem quem é aberto para novas idéias e acredita em tecnologia e inovação e não centra seu estudo em apenas uma área de estudo.

Os empreendedores são corajosos porque adquiriam conhecimento (não importa de qual forma seja) e não tiveram medo de arriscar para tirar a ideia do papel. Quer ser como esses empreendedores? Continue lendo para aprender mais sobre empreendedorismo e conhecer algumas ferramentas para quem empreende.

Empreendedores: você é um deles?

Se você tem vontade de gerir seu próprio negócio é um sinal de que talvez você deva empreender. Mas se levanta o primeiro desafio: se aventurar num caminho desconhecido e instável.

Você estará disposto a enfrentar todos os riscos durante essa batalha diária de tiver alguns pontos bem definidos como, por exemplo, a paixão pelo que você faz. Todos os empreendedores devem ser movidos por alguma paixão mas só isso não é suficiente.

Há quem diga que as pessoas nascem empreendedoras. Não é bem assim que as coisas funcionam, mesmo porque as habilidades de um empreendedor precisam ser desenvolvidas e aprimoradas constantemente.

As principais características dos empreendedores envolvem saber delegar tarefas, ter metas claras, planejar, monitorar e nunca desistir. Esses pontos precisam ser aperfeiçoados de acordo com cada estratégia de negócio.

Uma dica importante é nunca se considerar suprido de informações. Saber o básico não te levará a lugar algum, muito menos te guiará ao sucesso. Tenha humildade o suficiente para ser um eterno aprendiz. Os empreendedores que se destacam são os que tem domínio de tudo que acontece no seu segmento.

E nada adianta planejar, ter conhecimentos relevantes e não colocá-los na prática, você concorda? Então, a próxima etapa, é tirar a ideia do papel e buscar por meios que viabilizem a execução do seu projeto.

Para conhecer a viabilidade do negócio você precisa de uma visão macro de toda a situação e conhecer quais são os reais interessados no produto final do seu negócio. Pensar estrategicamente é fundamentalmente tarefa dos bons empreendedores.

Um medo constante nos empreendedores que estão começando é cometer erros. Não se apavore! Todos nós cometemos erros e estamos susceptíveis a isso. O que definirá se seu erro se tornará um fracasso é a maneira que você lidará com ele.

Todo empreendedor erra e corrige a falha o mais rápido possível. Saiba identificar seu erro e planejar estratégias para que ele não se repita e dar a volta por cima. Aproveitar as oportunidades, principalmente nas adversidades, te fará mais confiante no seu potencial como empreendedor.

Conheça ferramentas essenciais para empreendedores

Ao dar os primeiros passos e começar a empreender você não terá muitos recursos para ter uma equipe completa para desempenhar todas as funções. Pensando nisso, separamos alguns aplicativos que ajudarão a otimizar seu tempo e facilitar sua vida.

A internet não serve apenas para conectar as pessoas, e os aplicativos não servem só para entretenimento. Existem uma série deles que podem ser usados no ambiente de trabalho e o melhor é que alguns são gratuitos.

Se você trabalha sozinho ou com poucas pessoas, possivelmente seu ambiente ocupacional é sua casa ou algum lugar pequeno, certo? Isso com o tempo pode ser um problema para arquivo de documentos e toda a papelada da empresa.

A solução é digitalizar tudo, assim, você consegue guardar tudo em um único armário e fazer consultas pelo computador. Há várias ferramentas que podem te auxiliar nessa tarefa. Destacamos o ZeroPaper e o ContaAzul para gerenciar a parte administrativa da sua empresa (controlar estoques, fluxo de caixa e escanear documentos).

Digitalizados os documentos, está tudo salvo em seu computador. Mas, e se você perde seu notebook ou por uma pane ele não pare de funcionar? Para evitar isso seus arquivos precisam estar salvos em algum servidor na web, afinal, você não pode perder nada.

Os serviços mais usados são o Dropbox, Google Drive ou One Drive. Salve tudo preferencialmente na nuvem para evitar problemas futuros.

Com os arquivos organizados e salvos na web para você encontrar a qualquer momento de qualquer lugar, só falta você organizar sua agenda. Não confie só na sua memória e passe a usar o Evernote para fazer anotações, tirar fotos, criar listas de tarefas, digitalizar cartões de visita, gravar lembretes de voz e organizar todas essas informações em um banco de dados que pode ser acessado tanto pelo celular, quanto pelo computador, basta acessar pelo cadastro.

Para aumentar sua produtividade pessoal, use o Rescue Time para saber quanto tempo você passou fazendo determina tarefa, e medir se o tempo gasto foi suficiente ou você precisa de mais agilidade. Também é possível, através desse software, bloquear sites por um tempo determinado. Isso pode ser bem útil para você não perder o foco.

Empreendedores de sucesso trilham uma carreira baseada em muito conhecimento e definição de estratégias. Com estes aplicativos e dicas que demos você consegue gerir sua empresa de forma mais efetiva e solucionar os problemas com facilidade.

No começo de um novo negócio, sem recursos destinados a otimização de processos, recorra a internet para se atualizar e trazer efetividade para seus processos. Você aprendeu aqui várias dicas para gerenciar seu tempo e qualidade do trabalho.

Se inspire nos empreendedores que estão no mesmo segmento que você e tire suas idéias do papel. É um caminho possível para você!

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.