BH: 31 3516-6500 | SP: 11 3512-9306
Área do Cliente

Store
Bandeira Estados Unidos

Como economizar na operação de e-commerce e otimizando os recursos atuais

Um dos grandes desafios do varejo online no Brasil é certamente pensar em como economizar na operação de e-commerce otimizando os recursos atuais, com a diminuição dos custos sem perder a qualidade dos serviços prestados ao consumidor

Um dos grandes desafios do varejo online no Brasil é certamente pensar em como economizar na operação de e-commerce otimizando os recursos atuais, com a diminuição dos custos sem perder a qualidade dos serviços prestados ao consumidor. E sem dúvidas a operação logística é uma área sensível do negócio onde qualquer mudança pode afetar diretamente o consumidor e também no prazo de entrega o que acarreta ansiedade e frustração e perda da confiança em sua loja.

Vamos imaginar o cenário abaixo:

Somos um e-commerce que vende diversos produtos de tamanhos variados que vai desde brinquedos à eletrodomésticos com entregas em todo o território brasileiro. Vendemos em média 10 mil itens diariamente, mas em datas comemorativas esse número aumenta em 35%, em contra partida temos uma mesma equipe que atende a nossa operação, desde logística ao SAC, ou seja, a nossa equipe não é elástica em relação a demanda. Suponhamos que na semana anterior ao Dia das Mães foram realizadas no total 70 mil entregas utilizando em média na semana 67 veículos, modelo padrão que comporta aproximadamente 1800kg.

Dentro dessa semana comemorativa, o dia de maior destaque foi a terça feira, com um único motorista realizando 47 entregas enquanto a média de entregas dos outros motoristas, foi de 40.
Para realizar a programação das entregas desses 10 mil itens, o operador logístico precisa de no mínimo 4 a 6 horas de antecedência para calcular a volumetria que cada caminhão comporta e as rotas que serão seguidas ao longo do dia.

Qual é o objetivo desta simulação

Mostrar como é difícil para o transportador logístico, geralmente contratado por diversos e-commerces de diversos segmentos de atuação, prever os cenários acima descritos sem um planejamento estruturado de processos e de análise de dados. O que também deveria ser incluído neste planejamento o volume de vendas por parte de cada e-commerce, o prazo de entregas informado ao cliente e principalmente a rota que o motorista vai percorrer ao longo da semana para cumprir com o lead time previsto e informado ao cliente, visto que muitas lojas online atualmente conseguem informar ao cliente o dia e hora que o motorista irá entregar a sua geladeira ou o seu sofá e reverter insucessos na entrega.

Agora, avancemos para um cenário onde foi investido em tecnologia na logística visando a economia de tempo e recursos com um software de roteirização:

Como economizar na operação de e-commerce

Utilizando o mesmo período do cenário anterior, o operador logístico conseguiria entregar exatamente o mesmo volume de entregas de 70 mil itens com apenas 60 caminhões em média, e o software realiza todos os cálculos de volumetria e rotas em apenas 2 minutos, distribuindo de forma homogênea entre os veículos todas as mercadorias, o que garante a otimização dos seus recursos atuais como: tempo e gastos com combustível e diminuição em 10% no número de veículos nas ruas o que além de contribuir com o meio ambiente e ser uma empresa responsável em sustentabilidade, ainda reduz os custos de operação do seu e-commerce.

Que tal começar agora mesmo a otimizar os seus recursos atuais com a Plataforma PrimeBuilder? Entre em contato conosco e vamos conversar a respeito: comercial@primesystems.com.br