BH: 31 3516-6500 | SP: 11 3512-9306
Área do Cliente

Store
Bandeira Estados Unidos

Como aumentar a produtividade no Brasil em tempos de crise?

A produtividade no Brasil diminuiu em função da tão temida crise econômica. Vários pesquisadores tentam explicar como aconteceu e até quando a maré ruim durar, mas a verdade é que você precisa estar preparado para essas situações e se manter firme no mercado.

No setor da indústria, principalmente das grandes empresas, os equipamentos não são novos e nem tanto tecnológicos para produzir mais em menos tempo, participando de processos eficientes que entregam agilidade.

Pensando nesse caso, você vai ver que o empreendedor está pensando em atender a necessidade do cliente por meio de seus processos já estabelecidos, mas não pensa especificamente em se reestruturar para aumentar a produtividade.

“Se está dando certo e gerando lucro, porque vou arriscar novos processos?” Se seu time está ganhando, pode ser que existam métodos para aprimorar seus ganhos. Ficou interessado? Continue lendo e saiba como aumentar sua produtividade no Brasil.

6 mudanças na produtividade no Brasil

As mudanças em relação a produtividade aumentam as chances dos negócios progredirem. Isso porque novos conceitos e métodos são criados, construindo uma renovação das metodologias usadas nas organizações.

Algumas mudanças merecem destaque, pois impactam positivamente a forma como você pensa nos seus processos. Aqui vamos te mostrar 6 delas para serem aplicadas no seu projeto e aumentar sua produtividade:

  1. Reposicionamento em relação aos clientes

Antes a preocupação era em vender os produtos e serviços e obter lucro. Hoje em dia, além da necessidade de vender, há um número de concorrentes muito mais alto que em anos atrás. Vender se torna apenas a consequência se você conhecer o que seu cliente precisa.

A parte mais importante de uma empresa é seu público e, se ele é respeitado, é bem provável que ele seja fiel a sua marca. Por isso, não meça esforços para entender quem está interagindo com você

  1. Foco em resultados

O processo até o resultado final é longo, e com as infinidades de demandas que surgem, facilmente você perde o foco sem perceber e se perde em meio aos processos. Invista tempo planejando e estipulando metas, determinando prazos e motivando sua equipe para que se inspirem, assim como você, para alcançar o objetivo.

  1. Processos bem definidos

Em outro post te mostramos como solucionar os processos ineficientes da sua empresa. Todos esses processos, em algum momento, se tornam ineficientes. Esta é a razão para você os manter sempre bem definidos evitando excesso de procedimentos que atrasam as tarefas e confundem seus funcionários.

  1. A compreensão como estratégia

Essa talvez seja a principal mudança da produtividade no Brasil e no mundo também. Compreender o outro diz da capacidade de importar com a opinião dele. Antes as regras e a rigidez dos processos valiam como base para tomada de decisão.

Hoje, os gestores pensam diferente. Se o seu funcionário está sugerindo melhorias é porque ele entende dos processos e te mostra onde estão as possíveis falhas. Você não tem nenhum gasto financeiro em escutar as pessoas e, o que elas disserem, podem aumentar sua produtividade.

  1. Assumir riscos

Assumir os riscos se refere a aprender com os erros e não omitir falhas. A empresa não é perfeita por uma só razão: por mais qualificado que seja o profissional ele pode cometer erros. É claro que não existe margem para errar e comprometer a produtividade.

Como gestor empresarial, é recomendável você acompanhar os processos e instruir os funcionários para que evitem os erros e, quando acontecer, eles mesmo estejam preparados para reparar os danos sem comprometer a imagem e a produtividade organizacional.

  1. O poder de influência

Ser influente é diferente de mandar. A persuasão pela influência é mais eficiente em função do convencimento. Quando você manda em alguém, te admirando ou não, esse alguém vai obedecer não pelo que você é, mas pelo cargo que ocupa.

Um bom gerente sabe identificar quais sistemas são eficientes nos processos gerenciais, e determina caminhos para encontrar melhorias para o desempenho da empresa como um todo.

Aumentando a produtividade no Brasil

Aplicando as mudanças que você aprendeu nesse post, pode ter certeza de que sua empresa terá dois ganhos: eficiência nos processos e aumento de produtividade. Cabe a você adaptar o que vai funcionar melhor para o seu contexto.

Não existe uma fórmula mágica para aumentar a produtividade no Brasil (e nem no mundo). Outras melhorias como educar os funcionários e investir em tecnologia também funcionam.

A produtividade está muito mais relacionada com a implantação de tecnologia nas atividades de trabalho, do que com a qualificação da mão de obra. Ficou surpreso? Vamos te explicar o motivo.

Você se lembra em algum momento da história onde a qualificação profissional foi o ponto chave para desenvolver produtividade? Isso não aconteceu! A tecnologia sim acelera o processo produtivo.

Se as máquinas podem fazer o trabalho braçal mais rápido com custo menor, você não vai precisar de pessoas trabalhando na sua empresa, concorda? Então, estrategicamente, é viável que as inovações tecnológicas sejam prioridade de investimentos.

Mas se a indústria não for o seu segmento e sua empresa precisa de pessoas trabalhando, como o comércio, por exemplo, aí sim você precisa treinar seu funcionário para que ele exerça com entusiasmo o trabalho.

As condições do ambiente de trabalho também interferem na produtividade e um setor improdutivo, provocará uma reação em cadeia se medidas não forem tomadas.

Em tempos de crise, se reduz o investimento em produtividade no Brasil por causa da contenção de gastos. Isso afeta os recursos destinados a implantação de tecnologias e novos processos.

A alta rotatividade de funcionários não se trata apenas da baixa produtividade, mas também da falta de investimento nos colaboradores. A melhor saída é automatizar os processos por meio de plataformas online, e otimizar o tempo distribuindo melhor as funções gerenciais.

Conheça um serviço que irá aumentar a produtividade da sua empresa de forma muito simples, rápida e flexível.

Nesse post você aprendeu o que é preciso fazer para manter a produtividade no Brasil em tempos de crise e acelerar seus resultados.

Quais as mudanças você adotou na sua empresa que geraram resultados efetivos?

Queremos saber sua opinião! Compartilhe com a gente nos comentários.