BH: 31 3516-6500 | SP: 11 3512-9306
Área do Cliente

Store
Bandeira Estados Unidos

Aprenda a propor soluções adequadas para seu negócio

A parte mais delicada em todos os processos organizações é definir as melhores soluções para os problemas, tantos os do dia a dia, quanto aqueles que nos pegam desprevenidos. Encontrar a melhor solução é ter conhecimento de causa, entendo o motivo do problema definindo, assim, o caminho mais adequado para propor soluções.

A parte mais delicada em todos os processos organizações é definir as melhores soluções para os problemas, tantos os do dia a dia, quanto aqueles que nos pegam desprevenidos. Encontrar a melhor solução é ter conhecimento de causa, entendo o motivo do problema definindo, assim, o caminho mais adequado para propor soluções.

É um engano pensar que a melhor solução para o seu negócio é mais cara ou a mais demorara para ser coloca em prática. A complexidade das soluções é destinada aos gestores de uma empresa, única e exclusivamente por uma razão: eles conhecem a empresa, o contexto no qual ela está inserida, além de terem experiência e conhecerem melhor o mercado.

Se você está lendo este artigo, possivelmente você tem dificuldades em escolher a melhor solução para os problemas da sua empresa, ou então não sabe como apresentar seu posicionamento para os outros gestores, acertei?

Mesmo se você não ocupar nenhum cargo gerencial em alguma empresa, saber propor soluções será um diferencial e revelará o seu potencial de liderança. Ficou interessado? Continue lendo e você vai aprender tudo o que precisa saber para tomar as melhores decisões, escolhendo as soluções mais assertivas para o seu negócio.

Soluções empresariais: você está fazendo isso certo?

O primeiro passo para definir uma solução adequada para sua empresa é ter autoconfiança, acreditando no seu potencial de gestor e tomador de decisões. Atrelado a isso, você precisa de ter criatividade para propor soluções a esses problemas (que parecem brotar de uma fonte inesgotável e nunca ter fim).

Existem alguns motivos para sua equipe não saber tomar decisões e tornar todos os processos internos lentos, consequentemente, afetando de um modo geral a produtividade da empresa.

É claro que cada empresa tem sua forma de operacionalizar os processos, bem como objetivos diferentes. Os 3 motivos que vamos citar aqui são os que ocorrem com mais frequência e isso não quer dizer que são os únicos, ok?

Então vamos desvendar que acarretam ainda mais problemas e prejudicam a empresa de diversas formas, como a falta de agilidade e perda de oportunidades de negócios.

1. Não ter informação

Escolher uma solução sem pensar nas inúmeras consequências que essa decisão pode te causar é um problema bem comum entre vários gestores, principalmente se você é daqueles que agem por impulso.

Essa situação é extremamente desagradável em função dos danos que podem gerar para o seu negócio. Agora que você tem essa dica, antes de agir tenha convicção de que toda sua equipe reuniu o máximo de informações necessárias a respeito de determinado problema para que os gestores escolham as melhores soluções.

2. Pecar por excesso

Hoje em dia muito se fala sobre os ambientes de trabalho colaborativos, focando na interação dos funcionários. Acredita-se que quando a equipe se relaciona e trocam informações, tudo isso contribui para a eficiência dos processos internos, da mesma forma que ajudam a identificar pontos a serem desenvolvidos em conjunto.

No caso de propor soluções inteligentes, num ambiente colaborativo, a ideia (muito provavelmente) será discutida por um grupo de pessoas até que encontrem um consenso e assim, tomem como decisão final para solucionar tal problema. Percebe como ficou longo esse processo?

Evite ao máximo tomar decisões que envolvam muitas pessoas argumentando opiniões diferentes que te custará tempo colocando todas num mesmo propósito.

Se na sua empresa o corpo de gestores é grande e as discussões são sempre demoradas e muitas vezes termina a reunião e não se definem as devidas soluções, é hora de você mudar esse processo.

Planeje uma reunião com tempo de fala para cada gestor, e, claro, um tempo total de duração da reunião. Dê a oportunidade para todos argumentarem, mas é preciso definir essas soluções sem perder tempo.

3. Medo por falta de atitude

Certamente você já deve saber algumas maneiras de ser um bom gestor empresarial, não é mesmo? E isso envolve gerenciar crises, ou seja, estar sempre pronto para enfrentar qualquer problema a todo momento.

Pelo parágrafo acima você viu que não tem como ser um bom gestor e ter medo ao mesmo tempo. Mas mesmo assim ainda existem algumas fraquezas na gestão empresarial (além da dificuldade em propor soluções ágeis): a ausência de responsabilidade ocasionada pelo medo.

Em toda empresa alguns funcionários possuem autonomia para tomar decisões e eles devem ser selecionados de acordo com as competências para tal. Isso desafogará os gestores e proporcionará a empresa um caminhar mais tranquilo.

Encoraje seus colaboradores e faça-os sentirem parte fundamental da empresa. Instruir é a melhor forma de obter retorno positivo. Os funcionários que tiverem esse poder de propor soluções se sentirão confiantes e seguros do trabalho que estão realizando. E, por consequência, você na posição de gestor, poderá ficar mais tranquilo delegando funções.

Propor soluções requer informações

Pelo que você aprendeu até aqui, o mais importante foi entender que as soluções assertivas não são as mais caras nem as mais demoradas, mas sim aquelas que efetivamente resolvem o problema da melhor maneira.

Percebe que ao longo de todo artigo não falamos sobre o valor financeiro das decisões? Pois bem, é isso mesmo! A definição das soluções não parte do financeiro. Esse processo de tomada de decisão começa nos gestores da empresa pensando de forma estratégica.

E para essa ação estratégica você precisa de só um recurso: informação. São os dados que serão a base para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa. Determinar tendências, padronizar processos, observar a concorrência, analisar o mercado de um modo geral… Tudo isso e muitas outras tarefas demandam informações claras.

A todo tempo buscamos otimizar os processos, aumentar a produtividade, aumentando assim os lucros e fazer tudo isso a um custo acessível. A competitividade cresce devido as facilidades de se fazer negócio hoje em dia.

Para ser assertivo nas suas soluções, tome como base informações para elaborar o planejamento de toda a empresa. Acredite no seu feeling de gestor, mas não tome ele como base de uma ação estratégica.

Ficou alguma dúvida? Entenda a importância da coleta de dados para o empreendedorismo e gestão empresarial.

Esse artigo te ajudou a ter clareza na hora de escolher as soluções mais adequadas para seu negócio? Conte para a gente nos comentários.