BH: 31 3516-6500 | SP: 11 3512-9306
Área do Cliente

Store
Bandeira Estados Unidos

8 dicas para ser um empreendedor virtual de sucesso

As possibilidades de se tornar um empreendedor virtual crescem exponencialmente devido a presença constante da internet em tudo o que fazemos (o dia todo) no nosso dia a dia. Pense em tudo o que você faz durante 24 horas. Pensou? Agora faça uma média de quanto tempo a internet está no seu dia.

As possibilidades de se tornar um empreendedor virtual crescem exponencialmente devido a presença constante da internet em tudo o que fazemos (o dia todo) no nosso dia a dia. Pense em tudo o que você faz durante 24 horas. Pensou? Agora faça uma média de quanto tempo a internet está no seu dia.

Muito tempo, não é mesmo? Além de passarmos a maior parte do tempo conectados, as pessoas tendem a se sentirem mais seguras resolvendo as coisas pela internet. É aí que mora a oportunidade de ser um empreendedor virtual.

A comercialização de produtos e serviços online aumenta constantemente e o mercado virtual sempre existirá, basta ter expertise para entender a dor dos usuários online e criar um negócio a partir da solução dessa dor.

Tem vontade de ser um empreendedor virtual, mas tem dúvidas do que precisa fazer para ter sucesso no seu negócio? Então vem com a gente! Ao final desse artigo você terá aprendido várias dicas práticas para não perder tempo e tirar suas ideias do papel.

Empreendedor virtual: chegou a sua vez

As empresas e os processos administrativos e de gestão vão sendo reconfigurados conforme o passar dos anos através da descoberta de novos métodos. Assim, ser empreendedor virtual se tornou uma sequência prevista pela evolução digital.

Essa evolução tecnológica transita entre locais físicos e virtuais, no entanto, tendenciosamente, a flexibilidade do trabalho, seja home office ou trabalhar em escritórios compartilhados, se tornará ainda mais comum.

A cada dia nasce um novo negócio online mostrando que nunca é tarde para empreender, principalmente quando falamos de internet. No ambiente virtual existe uma avalanche de informações e caminhos para você expandir seus conhecimentos e definir qual o seu objetivo de negócio.

Existem duas razões principais que podem te levar a ser empreendedor virtual. A primeira é porque investir no mundo digital está na moda e vemos (a todo lugar na internet) cases de sucesso de empreendedores que abandonaram suas carreiras e alcançaram sucesso pessoal e profissional investindo no seu sonho.

O segundo motivo é a drástica redução de oportunidades de emprego no mercado atual e não só por causa da crise, mas também pela terceirização dos serviços. Isso faz com que as organizações contratem menos.

Não se iluda com os grandes cases de sucesso que você lê na internet. Nem todo mundo que abandona um emprego estável tem uma ideia brilhante e terá conhecimento e disposição para fazer um empreendimento dar certo.

O empreendedor virtual enfrenta vários obstáculos, como no mercado físico, e ainda mais. A concorrência online é monstruosamente maior. Você precisa entender que a internet é terra de ninguém e conseguir a audiência desejada, vai despender muito tempo e investimento.

Você está pronto?

Estar pronto para ser um empreendedor virtual não é entender de programação e nem saber criar softwares e aplicativos. Você pode sim não ter experiência nesse ramo e se sair muito bem empreendendo virtualmente.

Ter domínio de programação e suas linguagens não é condição para ser empreendedor virtual de sucesso. É claro que você vai precisar conhecer quais suas possibilidades e ter uma noção de como operacionalizar, ok? Então não perca tempo e estude.

Para empreendedor no digital e ser bem sucedido é preciso sensibilidade para entender as necessidades dos públicos que estão na internet. A partir dessa “necessidade” é que se desenvolverá seu negócio, exigindo que você trabalhe com uma relação entre programação, finanças e marketing.

De que maneira você pode agregar valor para as pessoas que estão no ambiente virtual? Se você conseguir responder essa pergunta se considere pronto para mergulhar no seu projeto. A resposta dessa pergunta é a chave para o sucesso no digital.

A sua preocupação deve ser em gerar valor que verdadeiramente impacte a vida das pessoas. Ofereça algo inovador que ajude esse público de alguma forma. Tem dúvidas em relação a definição de públicos potenciais? Entenda o que são as personas e como criá-las.

8 dicas para ser um empreendedor virtual de sucesso

Basta uma rápida busca no google e você encontrará uma séria de pessoas ganham muito dinheiro por causa de um empreendimento online que deu certo. Desde mídias sociais a sites de compras, o comércio online continua crescendo e atraindo mais gente (e de públicos diferentes)

Para você mandar bem no começo como empreendedor virtual e alavancar seu negócio, selecionamos algumas dicas que te ajudarão a se manter no caminho do sucesso.

1. Tenha foco

Entenda as necessidades do seu público e saiba para quais dessas ainda não se tem solução e defina suas estratégias. Como já mencionamos, a disputa pela audiência online é alta e propor algo inovador (além de único) te coloca em posição de destaque.

2. Saiba exatamente qual será o seu produto ou serviço

Pensa como seu produto final ou modelo de serviço será oferecido para esse público. Isso é importante para você saber se vai precisar de um estoque grande de mercadorias, no caso de produtos) ou contratar pessoal, no caso de serviços.

3. Crie uma identidade visual

Crie um nome e uma identidade visual para sua empresa. Quando o cliente vê uma identidade de marca, a chance de confiar nessa marca é bem maior. Faça uma pesquisa para saber se já existem empresas com o nome que você quer usar. Dê preferência para um nome curto que seja de fácil memorização.

4. Seja legalizado e esteja em dia com todas as questões burocráticas

Registre sua empresa e cumpra todas as obrigações legais. Contrante um contador de sua confiança para controlar suas finanças e evitar que você tenha problemas administrativos, principalmente com fiscalização e tributação.

5. Monte uma loja atrativa

Não é só colocar um site no ar e começar a vender. Uma loja online requer planejamento e muito cuidado na execução de todas as etapas para colocar um site para funcionar. O visual, a disposição das coisas na tela, tudo deve ser atrativo e encantar o cliente.

6. Garanta a seu cliente uma compra segura

Seu site pode até ser bem apresentável e fácil de navegar, mas se não tiver um certificado de segurança durante a compra, a maioria de seus possíveis clientes abortarão a compra.

7. Disponibilize diferentes formas de pagamento

Se programe para receber várias bandeiras de cartões de crédito, boleto bancário e até mesmo débito. Essa flexibilidade é essencial para atender a todas as possibilidades de pagamento para seu cliente. Um diferencial é ter um canal direto para tratar de transações financeiras entre você e seu cliente.

8. Divulgue seu negócio

No começo será um pouco mais difícil como em qualquer empreendimento até as pessoas comprarem a ideia e investirem no seu negócio. Crie e mantenha sistemas de divulgação online e vá para outras mídias além das redes sociais.

Seguindo essas 8 dicas você está no caminho para ser um empreendedor virtual de sucesso. O grande segredo é a persistência, a preparação e o planejamento.

Tire sua ideia do papel e conte para gente nos comentários quais são os seus objetivos de negócio. Caso ainda tenha alguma dúvida entre em contato com nosso time de especialistas.