BH: 31 3516-6500 | SP: 11 3512-9306
Área do Cliente

Store
Bandeira Estados Unidos

6 erros que podem estar atrapalhando a produtividade da sua empresa

Uma empresa de sucesso precisa unir alguns fatores para que ela realmente alcance os seus objetivos. Não basta uma boa ideia para que um negócio seja promissor, é preciso ter produtividade e fazer com que os funcionários estejam sempre motivados e prontos para começar novos projetos. Para te ajudar, separamos os 6 erros principais que podem estar atrapalhando sua empresa nesse quesito. Confira todos eles!

Uma empresa de sucesso precisa unir alguns fatores para que ela realmente alcance os seus objetivos. Não basta uma boa ideia para que um negócio seja promissor, é preciso ter produtividade e fazer com que os funcionários estejam sempre motivados e prontos para começar novos projetos. Para te ajudar, separamos os 6 erros principais que podem estar atrapalhando sua empresa nesse quesito. Confira todos eles!

1º Erro: Falta de comunicação

A comunicação é essencial para que a equipe se mantenha unida e sempre trabalhando a favor do negócio. Pode acontecer que as empresas deixem de investir em canais internos, como os e-mails e as reuniões semanais.
Além disso, é importante ter o auxílio de softwares que fazer com que todos os setores tenham acesso aos dados e conversem entre si. Isso faz com que a produtividade aumente, já que os funcionários não precisarão perder tempo procurando por cadastros de clientes ou mesmo precisando perguntar aos colegas informações importantes que não foram dadas no momento correto. A boa comunicação faz com que todos tenham mais tempo livre para fazer o trabalho com conforto e eficiência.

2º Erro: Falta de Liderança adequada

Liderar é importante e mais do que isso: é fundamental saber liderar com consciência e com sabedoria. Nos dias atuais, a forma de liderança está sendo moldada para conseguir atingir em cheio os novos modelos de funcionários. Hoje, não é mais bem vista a figura do patrão autoritário, que apenas dá ordens e não sabe ouvir ideias e sugestões. Aprender a ser um líder moderno requer estudo e dedicação e esse tipo de preocupação pode ser a chave para que sua empresa atinja novos patamares e tenha sempre a produtividade em alta, afinal, os colaboradores estarão mais livres para dar opiniões e mais motivados. A função do líder é ser o porta-voz do grupo, mas que esteja ativo em todos os projetos.

3º Erro: Falta de união entre os setores

Em uma empresa que tenha vários setores diferentes, é preciso que haja uma união entre eles. Como dissemos no primeiro tópico, é imprescindível que a comunicação interna seja priorizada, exatamente porque ela promove a interligação entre todos os departamentos. Um exemplo prático é a união entre o marketing e a equipe de vendas, que gera mais qualidade de atendimento e clientes mais satisfeitos e, por consequência, mais produtividade. Uma boa forma de haver esse tipo de relação saudável é investir em tecnologias que ajudem a otimizar os processos e façam com que todos possam ter acesso às etapas de cada setor.

4º Erro: Excesso de metas inalcançáveis

Quando tempos um excesso de metas, a produtividade pode cair muito, devido a sobrecarga de trabalho nos funcionários e a falta de direcionamento. É preciso haver objetivos reais a curto e médio prazo e adicionar novos apenas quando os primeiros estiverem finalizados. Essa atitude ajuda na motivação dos colaboradores, que se sentem de fato produtivos e importantes.
Além disso, uma boa dica é oferecer incentivos ao cumprimento de uma meta, por exemplo, levar seus funcionários para uma comemoração por conta da empresa.

5º Erro: Falta de reconhecimento

Todos os setores têm importância para a empresa e, por isso, precisam ser reconhecidos. Há formas de medir a produtividade de um departamento, seja por meio de relatórios, ou mesmo pelo desempenho diário. O importante é que a empresa saiba elogiar e dar os créditos aos funcionários que estiverem trabalhando em prol do crescimento dela. Podemos utilizar como exemplo os vendedores, que têm acesso à comissões sempre que conseguem atingir uma meta. Esse geralmente é o setor mais motivado a cumprir novos desafios, justamente porque o empenho é reconhecido. Tentar trazer essa dinâmica para os demais funcionários ajuda na produtividade e faz com que a empresa atinja patamares mais altos.

6° Erro: Processos manuais e lentos

Todos os erros que citamos nesse artigo mostram o quanto é essencial saber utilizar a tecnologia a favor da empresa. É importante saber quando é a hora de investir em novos conceitos e produtos que possam otimizar os processos gerenciais. Podemos usar como exemplo a escolha de um sistema de gestão para pequenas empresas, que une todos os setores e agiliza o atendimento ao cliente.
A escolha desse tipo de serviço precisa ser pautada em prioridades, como o quanto ele é completo e se abrange todas as suas necessidades essenciais. Vamos usar como exemplo o GestãoClick que, pelas nossas pesquisas, traz tudo que um empresa pode precisar para gerenciar com qualidade todos os setores. Tal software oferece controle do seu cadastro de produtos até uma completa gestão financeira.
É extramente necessário que o programa escolhido vá além do básico, que é o cadastro de cliente. Ele precisa ter relatórios completos e ser útil para o negócio por completo. A dica é experimentar a versão teste e ir moldando de acordo com as necessidades da sua empresa, sempre visando o melhor para ela.