BH: 31 3516-6500 | SP: 11 3512-9306
Área do Cliente

Store
Bandeira Estados Unidos

6 dicas para trabalhar a motivação da sua equipe

Um das habilidades fundamentais de um gestor é a motivação. Um líder motivado consegue gerenciar sua equipe, fazê-la trabalhar de forma harmoniosa, gerando resultados satisfatórios para a organização. Você é gestor empresarial? Então sabe bem do que estamos falando.

Um das habilidades fundamentais de um gestor é a motivação. Um líder motivado consegue gerenciar sua equipe, fazê-la trabalhar de forma harmoniosa, gerando resultados satisfatórios para a organização. Você é gestor empresarial? Então sabe bem do que estamos falando.

Os funcionários esperam a motivação da liderança, bem como o reconhecimento pelo trabalho. Sentir que as contribuições são válidas enobrecem os colaboradores e é seu papel como líder mantê-los motivados no ambiente de trabalho.

O bom relacionamento entre as pessoas de uma equipe, além de melhorar o ambiente em que elas trabalham, contribui diretamente para a agilidade dos processos de gestão empresarial. Nunca se esqueça que as empresas são feitas de pessoas e elas precisam se sentir a vontade em exercer suas tarefas.

Pensando nisso e em como você precisa trabalhar a motivação da sua equipe, selecionamos algumas dicas para guiarem seus próximos passos como gestor e conhecer alguns dos maiores líderes da história mundial para se inspirar.

A motivação no ambiente de trabalho

1. Use o storytelling

Saiba contar boas histórias e use-as seu favor. A capacidade da sua equipe de assimilar narrativas vem desde os 5 anos de idade e é um fator que você pode trabalhar para que absorvam melhor qualquer tipo de conhecimento. Através do storytelling, você deve criar argumentos para convencer sua equipe ou até mesmo seu público.

2. Conheça as motivações pessoais da sua equipe

Fazer um discurso único e achar que todos da sua equipe vão receber a sua mensagem da mesma forma é um erro muito comum. Cada pessoa enfrenta lutas diárias e você nem sabe quais são elas. Por isso, encontre maneiras de conversar com a particularidade de cada um da sua equipe e os motive dessa forma.

3. Planeje o futuro

Todos os investimentos feitos na sua empresa precisam ser estratégicos para gerarem os resultados que você tanto espera. Da mesma forma que são feitos investimentos em sistemas de gestão de ponta, você precisa investir na sua equipe. A maior parte dos funcionários trabalham com expectativas para o futuro e subir de cargo. E, como os grandes líderes, você deve levar isso em consideração em seus argumentos motivacionais.

4. Não diga o que sua equipe precisa de ouvir

Você não deve dizer apenas o que sua equipe quer ouvir. Ao fazer isso você pode acabar criando uma situação de comodismo a curto prazo, “empurrando com a barriga” algum ponto específico que já poderia ser resolvido.

Pense em algum funcionário seu que desempenha um bom trabalho, mas precisa de ser lapidado para produzir resultados com mais qualidade. Mesmo sabendo dessa situação, você elogia o trabalho desse colaborador. No entanto, chegará um momento que a verdade aparecerá e seu funcionário poderá se sentir desmotivado e sua palavra perderá valor.

A maneira mais eficiente de trabalhar a motivação dentro e fora do ambiente de trabalho é ser transparente e valorizar as qualidades da sua equipe e identificar as falhas, os ajudando a superá-las. Dessa forma, sua empresa aumentará a produtividade com resultados de qualidade.

5. Reconheça e encoraje

Ao assumir a liderança da sua empresa demostre respeito e interesse em saber a opinião de todos da sua equipe. Aprenda com seus colaboradores e coloque em prática as boas ideias. Uma forma de motivar seu funcionário é reconhecer a qualidade do trabalho realizado.

Dê certa autonomia a sua equipe para resolver pequenos problemas. Acredite, essa atitude só traz benefícios para a empresa, porque você pode aliviar sua agenda para focar em decisões mais importantes e sua equipe se sentirá motivada em poder tomar decisões.

6. Saiba se comunicar

Deixamos essa dica por último, mas, sem sombra de dúvidas, essa é a base para todas as outras que você aprendeu até aqui. Sua equipe precisa confiar no líder para ser realmente motivada. E para que haja confiança, é preciso comunicação.

Ser um bom líder é estar aberto ao diálogo. Você não pode ser o chefe que os funcionários têm medo de conversar. Se desenvolva como uma pessoa carismática, disposta a ajudar e que as pessoas se sintam bem em conversar com você.

As suas boas ideias e seus pontos de vista serão aceitos se você souber como expô-los para todas as áreas da sua empresa, garantindo o envolvimento dos funcionários nos processos de mudança com, por exemplo, na otimização dos processos.

Você enquanto líder é quem fará a diferença. Sua atitude deve ser a de um agente transformador fazendo seus colaboradores se sentirem importantes e valorizados. Saiba escutar, demostre respeito e se comunique com todo mundo. A motivação deles é a sua motivação para querer uma empresa cada vez mais eficiente.

A motivação e os grandes líderes

Líderes de sucesso são aqueles que conseguem incluir outras pessoas em suas grandes ideias, influenciando diretamente o sistema em que fazem parte e contribuindo com o crescimento de todos os envolvidos.

O maior sucesso que você pode ter enquanto líder é o legado que será construído durante o tempo em que você ocupará o cargo de gestor. Para você se inspirar, veja alguns desses grandes líderes reconhecidos mundialmente por sua habilidade de motivação e liderança.

Bill Gates

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.”

Walt Disney

“Um dia aprendi que sonhos existem para tornar-se realidade. E, desde aquele dia, já não durmo pra descansar. Simplesmente durmo pra sonhar.”

Nelson Mandela

“É melhor liderar a partir da retaguarda e colocar outros à frente, especialmente quando estamos a celebrar uma vitória por algo de muito bom que aconteceu. Mas deves tomar a linha de frente quando há perigo. Desta forma as pessoas irão apreciar a tua liderança.”

Steve Jobs

“Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas”

Martin Luther King

“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não poder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”

Com todas essas dicas e as inspirações dos grandes líderes da história mundial, você está pronto para trabalhar a motivação da sua equipe. Compartilhe com a gente sua opinião nos comentários.