BH: 31 3516-6500 | SP: 11 3512-9306
Área do Cliente

Store
Bandeira Estados Unidos

6 dicas para impulsionar sua produtividade pessoal

Nunca foi tão necessário aprender sobre administração do tempo, como nos últimos anos, não é mesmo?

O dia parece não caber em 24 horas e comprometer nossa produtividade pessoal. A verdade é que não conseguimos abraçar o mundo.

Reconhecer limites é o primeiro passo ter uma vida mais tranquila sem se preocupar com a queda da produtividade pessoal. Estabelecendo metas para fazer tudo o que é preciso beneficia não só você, mas também seu ritmo no trabalho.

Basicamente você precisa impulsionar sua produtividade em três etapas: determinar um método de organizar suas tarefas, vencer o cansaço e dedicar para cumpris os prazos e usar recursos tecnológicos para te auxiliarem nesse processo.

Mas não é só isso. A produtividade pessoal envolve uma série de fatores. Quer saber como se destacar e ser um profissional muito produtivo? Continue lendo para colocar todas as dicas em práticas no seu dia a dia.

Produtividade pessoal: Organização

Não existe bom desempenho sem organização e isso é fato. Você precisa saber quando deve fazer cada tarefa e onde estão guardadas as coisas que irá usar. Com certeza você já perdeu muito tempo procurando algo que não colocou no lugar certo e demorou tanto para procurar que desistiu de encontrar.

Viver na correria funciona desde que você gaste seu tempo realmente fazendo as coisas. Tenha a organização como o maior princípio para sua produtividade pessoal. Se você começa uma tarefa e faça para outra, sem terminar a primeira, você também precisa repensar seu método de organização

Vamos as dicas para você aplicar no dia a dia. A mudança não será da noite para o dia, mas seguindo esses passos diariamente você será um profissional mais produtivo.

  1. Tenha uma agenda

Tenha uma agenda e todo dia, logo pela manhã, consulte todos os seus compromissos do dia. Faça uma média de tempo que pretende gastar em cada tarefa para não agendar uma reunião com o diretor e a revisão do carro para a mesma hora.

Parece óbvio, mas você já deve ter marcado compromissos sem levar em conta o tempo de deslocamento, ou imprevistos que te atrasem para o próximo afazer agendado. Um exemplo prático são os médicos que marcam consultas de 15 minutos com cada paciente, mas como ele se atrasou no começo do dia, a sala de espera fica lotada de clientes insatisfeitos. Você não vai querer que as pessoas fiquem mal humoradas por sua causa, principalmente, se for relacionado ao trabalho.

  1. Aprenda a dizer não

Dizer “não” não significa uma má resposta. Sempre quando não puder ou algo não for necessário, diga não. Assumir responsabilidades que você não saberá como lidar como te prejudicar como profissional. Tenha consciência das suas demandas e da sua agenda. Se você não puder ajudar, direcione a pessoa que te pediu ajuda para quem realmente sabe como solucionar o problema.

  1. Simplifique ao máximo

Você precisa de um foco para direcionar sua produtividade pessoal. Simplificar diz da sua capacidade de se concentrar e fazer o que agrega valor. As vezes nem tudo que você faz o dia todo é indispensável.

Já pensou na possibilidade de delegar demandas a outras pessoas (caso você seja o gestor ou dono da empresa)? Num primeiro momento, tudo que você faz é essencial, mas quando parar e analisar a fundo, separando o essencial do importante, haverá tempo de fazer tudo dentro das 24 horas do dia. Incluindo sua família e o lazer, claro.

  1. Não viva só para o trabalho

Sua vida não se resume ao tempo que você passa dentro da empresa. Cuidar da saúde, da casa, dos familiares, se alimentar bem… Todas essas coisas ficam em segundo ou terceiro plano devido as decisões que precisamos tomar no trabalho.

  1. Tenha concentração

O excesso de trabalho numa agenda corrida pode causar um estafa mental e comprometer a produtividade pessoal. Planejar de inadequadamente os compromissos, pode te causar distrações durante o dia. Você vai achar que está tudo sob controle, até rever suas tarefas e se deparar com demandas pendentes.

Existem duas formas para você manter o foco e a concentração. A primeira forma é descansar e procurar alguma ocupação fora do trabalho para ser sua válvula de escape. A segunda maneira é usar aplicativos para anotar e agendar os compromissos. Assim, você terá sempre a mão tudo o que precisa fazer.

  1. Escolha seu caminho e defina seus métodos

Não tem como você focar na produtividade pessoal se não houver métodos de organização. Defina um objetivo e trabalhe para alcançá-lo. Comece estabelecendo metas diárias e faça o máximo possível para cumprir fielmente.

A produtividade pessoal nos processos corporativos

As dicas que você aprendeu aqui serão para aprimorar sua produtividade pessoal e o principal reflexo disso será a interferência da sua produtividade nos processos corporativos, os quais passam a ser implementados com sugestões dos próprios funcionários de alta performance.

As empresas passaram a adotar processos como ferramenta de gestão, pois entenderam que aderir a essa metodologia para otimizar os ganhos e prevenir que a ineficiência instaure. É recomendável você documentar todas as etapas dos procedimentos, bem como os dados que subsidiaram a implantação dos processos corporativos.

A eficiência nos processos é garantida pela suporte das tecnologias voltadas para o aumento de produtividade, junto com a produtividade pessoal dos funcionários.

Hoje no mercado você encontra sistemas de gestão de processos focados em qualidade e agilidade para atender melhor seu cliente. Essa é a forma mais simples, rápida e flexível de aumentar a produtividade.

Uma prática muito comum em empresas que enfrentam períodos difíceis é a revisão dos processos internos. Feito isso, os gestores são os que percebem rapidamente as melhorias dos processos eficientes.

Aperfeiçoar constantemente seus processos contribui para a efetividade dos processos corporativos e torna o trabalho dos funcionários mais produtivo em toda sua execução

Com essas dicas você está pronto para mudar sua rotina e ser um profissional exemplar em produtividade.

Veja também 4 dicas para transformar a ineficiência em eficiência organizacional.

Gostou do post? Compartilhe nas suas redes sociais e convide seus amigos para se tornarem produtivos como você.